Jogos

10 características do Nintendo Switch que provavelmente você tem dúvidas.

No próximo dia 03/03 filas deverão estar formadas para a aquisição do novo console da Nintendo.

Batizado de Nintendo Switch, o aparelho que substitui diretamente o fracassado (em vendas!) Nintendo Wii U será lançado em diversas partes do mundo. Prometendo fazer uma reviravolta no mundo dos games, já que pela primeira vez você poderá jogar aquele seu jogo de mesa em qualquer lugar, isso porque o console é híbrido, funcionará normalmente na sua TV, onde você jogará confortável no sofá ou se precisar sair, basta destacá-lo da sua base e continuar a jogatina onde estiver.

Pouco se sabe ainda sobre o console, já que a Nintendo não disponibilizou ainda nenhuma informação oficial da potência do aparelho. Sabe-se apenas que o aparelho rodará com um Chip da Nvidia desenvolvido especialmente para ele, mas derivado do Tegra X1, que possui 256 núcleos de video, e já equipa alguns aparelhos como o Nvidia Shield TV.

Confira abaixo algumas características que provavelmente você não conhecia do aparelho:

Pra que serve a Tela Tátil?

Não sabemos ao certo, mas sabe-se que o Nintendo Switch possui uma tela capacitativa multitoque, mas o fato é que até agora, nenhum dos jogos faz uso de nada disso. Poderá haver alguma utilidade para os jogos? O como usar o multitouch quando o aparelho estiver no Dock?

Os jogos terão a mesma qualidade gráfica na tela pequena e na TV?

Faz sentido que sim, uma vez que na TV o Switch trabalhará com uma resolução de 1080p, enquanto na telinha pequena trabalhará na sua resolução máxima de 720p.

A Nintendo por outro lado, afirma que a experiência será a mesma, já que na telinha pequena fica imperceptível enxergarmos esta diferença.

Uma outra especulação que anda é que quando o console estiver conectado ao Dock, ele poderá desfrutar de um clock um pouco melhor no processador, já que estará conectado a uma fonte de energia e não precisando economizar bateria.

Ele vai possuir retrocompatibilidade com o Nintendo Wii / Wii U ou mesmo 3DS?

A curto prazo: Não, infelizmente. A logo prazo: Sim, seria tecnicamente possível.

O sistema de entrada de jogos do Nintendo Switch é o velho e bom cartucho, logo ele nativamente se torna impossibilitado de rodar jogos em disco. Porém ainda há a opção de rodar os jogos digitais. Tecnicamente seria possível, mas provavelmente a nintendo estará alocando todas as suas forças para novos jogos que esporam a potência atual do aparelho.

E sobre o Virtual Console? Eu vou ter que comprar tudo de novo os jogos que já tenho?

A Nintendo também não confirmou nada até o momento. O que sabe-se é que a nintendo sempre distribuiu seus jogos antigos separadamente. Tanto o Wii, Wii U e Nintendo 3DS possuem bibliotecas separadas de jogos retrocompatíveis.

Como ela (Nintendo) sempre recebeu críticas dos seus fãs por tomar esta postura, pode ser que agora, visando se tornar novamente um ícone no mundo dos games atuais, ela refaça toda essa Biblioteca e a torne única.

Quão poderoso é de fato o Processador Nvidia Tegra que equipa o aparelho?

A Revista Eurogamer, que foi a primeira a dizer que o Nintendo Switch teria um controle destacável, fez uma matéria explicando “o quão poderoso é o chip” (em inglês). Resumidamente podemos dizer que sim, o Nintendo Switch é mais poderoso que um Xbox 360 e um Playstation 3, porém MENOS poderoso do que um Xbox One e um PS4. Mas nós da DigNews não enxergamos isso como um problema já que o aparelho é extremamente portátil e a nintendo sempre conseguiu fazer mais com menos.

Qual o alcance dos controles sem fio?

Nós imaginamos que não seja muito longe, pois os controles destacáveis são extremamente pequenos, com uma bateria limitada e ainda com muitos sensores de movimento e HD Vibration. Em todos os vídeos que assistimos os controles estão bem perto da tela (com uma telinha daquele tamanho também não dá pra ficar muito longe mesmo né? (ˆ_ˆ)

Como será o serviço online?

Diferente dos consoles anteriores da Nintendo, desta vez a sua rede online NÃO será gratuita. Tudo que sabemos até o momento é que o serviço suportará chat, inclusive de voz e que dará 1 jogo retrô de NES ou SNES por mês aos assinantes. Nada além do que os outros serviços da Sony e Microsoft já fazem.

O serviço tera também uma versão gratuita limitada, onde os usuários poderão jogar offline normalmente, ver quem está online, gerenciar sua lista de amigos e compartilhar telas nas redes sociais e usuar o e-shop.

Ele irá rodar Netflix, Youtube e outros aplicativos?

A Nintendo disse que ele não virá com nenhum aplicativo de streaming no lançamento, mas eles virão, mais cedo ou mais tarde. A Nintendo está fazendo de tudo para o Switch não ser classificado como um tablet, mas retire os controles e olhe pra ele… é um tablet ! =)

O que está confirmado é que pelo menos o App do E-shop e um outro album para compartilhar as telas estarão presentes no lançamento.

Qual é o Sistema Operacional dele?

Boa pergunta. A Nintendo geralmente desenvolve seus próprios sistemas operacionais e provavelmente dessa vez não será diferentes. Ouuuuu remotamente, há a possibilidade do equipamento estar rodando uma versão modificada do Android.

O Switch suporta cartões microSD, mas qual o tamanho dos jogos?

Ele vem com 32Gb interno. Parece pouco, não? Sim se você pensar nos dias de hoje com jogos únicos que passam dos 20Gb. Mas ao contrario dos consoles atuais, o Nintendo Switch não precisará ter os jogos instalados. Basta colocar o cartucho e jogar.

Além do slot do cartucho, os 32Gn podem ser expandidos através da entrada de microSD no aparelho.

Não sabemos ao certo o tamanho dos jogos, mas um The Legend of Zelda: Breath of the Wild deverá ocupar bastante espaço no caso da compra digital. Parece que o cartão microSD será uma compra obrigatória pra quem é adepto à mídias digitais.

Quais as produtoras Third Parties irão produzir jogos para o Switch? Este foi um dos motivos do “fracasso” do Wii U?

Talvez um dos maiores problemas do Wii U será sanado neste console. Dezenas de produtoras já confirmaram que estão fazendo jogos para o Nintendo Switch, dentre elas Activision, Bandai Namco, Bethesda, Capcom, EA, Konami, Square Enix, Take-Two, Ubisoft e Warner Bros.

Parece que com a facilidade de programação dos chips Nvidia e do suporte ao Unreal Engine 4, finalmente as Thirds vão dar as caras no próximo console da Nintendo.

Confira abaixo o último comercial oficial que foi transmitido durante o intervalo do SuperBowl:

Gostaram, abaixo um calendário dos próximos lançamentos dos consoles da Nintendo:

Calendário de Lançamentos

Produto Formato Lançamento

E você está ansioso pela chegada do novo console da nintendo ou não esta nem ai?

Vai comprar?

Comentem!

Comentários

Melhores da Semana

Subir