Entre em Contato Conosco

Jogos

A pirataria é totalmente ilegal?

Publicado

em

A pirataria em geral, costuma ser uma pedra no sapato de todas as produtoras. Seja ela musical (quem se lembra do surgimento do MP3 e do Napster? – A primeira ferramenta P2P que eu tomei conhecimento.), seja ela de software (microsoft?) ou de hardware.

Não importa qual seja o ítem, ele sempre será alvo dos hackers e sujeito à pirataria. E sempre haverá leis de copyright que determinam o que pode ou não ser pirateado.

Mas até que ponto a pirataria pode ser considerada ilegal? Ou ela poderia ser “legal” ?

A resposta é não meu caro. Qualquer cópia de qualquer hardware, software, midia, etc é crime e está passível à punições.

Especificamente falando de ROMs, arquivos de jogos de videogame, existem duas grandes mentiras contadas pelos sites de downloads. Primeiro é um aviso mais ou menos assim:

Ao clicar em download você concorda que não poderá manter o jogo por mais de 24h em sua máquina ou do contrário violará regras de copyright.

Pura balela! Primeiro não existe nenhuma lei que diz isso. Segundo: ninguém ficaria apenas 24h com um jogo baixado. Ahã (a menos que não goste!).

Uma outra:

Você só poderá manter esta copia se possuir o cartucho do jogo original.

Outra mentira! Não há nenhuma regra que diga que você pode fazer backup de seus jogos, mesmo sendo seu, não há lei que “autorize” isso. A Nintendo mesmo, possui uma página explicando todas as regras e políticas (você pode conferir aqui – em inglês).

Em se tratando de hardware as regras são parecidas. Mesmo o aparelho sendo seu, é proibido por lei ser modificado ou feito qualquer upgrade (salvo casos específicos como PCs por exemplo onde se pode fazer upgrade de hardware individualmente).

Tá, ok, mas se é proibido, por que ninguém é preso?

Calma lá. Claro que não da pra sair (apesar de ser legalmente possível) prendendo todo mundo. Quem não se lembra do milionário “dono” do ex Megaupload, que teve em 2012 sua mansão invadida, seus computadores apreendidos e foi proibido de chegar perto dos computadores. Mas como toda lei tem sua brecha, foi solto um mês depois e mesmo sendo acusado pelos crimes nos EUA, na Nova Zelândia ele pode reabrir seu negócio milionário, com o nome de MEGA. Chegou inclusive lançar um vídeo depois debochando das leis americanas e pedindo que as pessoas continuem compartilhando músicas.

Vejam abaixo:

https://youtu.be/8gCeb-QlTnE

Para afeito de regra, independente do tipo de pirataria, seja ela de música, vídeo, filmes, games, etc, a grande verdade é que ela causa um enorme rombo na economia mundial, deixando de gerar dezenas de milhares de empregos e cerca de 15 bilhões de dólares! Uma bela quantia né?

Portanto, sim, a pirataria é totalmente ilegal, sempre será. Desculpa se você chegou até aqui e te decepcionamos =)

O original sempre será melhor.

Por mais que você defenda a pirataria, ter o produto original sempre terá grandes vantagens, seja você um colecionador ou não, não há nada mais prazeroso do que abrir uma caixa nova, folhear o manual, ou até garantia, suporte, serviços e conteúdos exclusivos.

E você? O que pensa sobre a pirataria? Vale a pena? Comente, compartilhe !

Estudante de Jornalismo, curto games e fotografia. Apaixonada pela nintendo, mas joga tudo que vier! (^_^)

Continue Lendo
Publicidade
Comentários

Jogos

Metroid: Samus Returns

Publicado

em

O jogo tem data de lançamento prevista para 15/09/2017

Confesso que fui apresentado à série, apenas no Super Nintendo. Com o famoso “Super Metroid”. Foi amor à primeira vista. O jogo é fantástico. Foi um dos jogos que eu mais sentir prazer em terminar, explorando cada centímetro do jogo.

Depois disso, vieram outros metroids, mas confesso que nenhum conseguiu me conquistar. O fato de serem 3D, na minha opinião, acabou com toda a magia de exploração e de enfrentar os chefes. Enfim… não curti. Me critiquem se quiserem.

Acontece que no próximo dia 15/09, a nintendo vai lançar “Metroid: Samus Returns” para o quase falecido Nintendo 3DS.

O jogo, como o nome mesmo diz, trás como protagonista Samus, e é um ramake do Metroid II: Return of Samus, lançado originalmente para Game Boy em 1991.

O game tem lançamento previsto para 15 de setembro para a plataforma Nintendo 3DS.

Continue Lendo

Jogos

[Boato] Sistema Operacional do Nintendo Switch é não é Android. É Unix!

Publicado

em

Por

Imagem: Internet

O sistema operacional do Nintendo Switch é extremamente minimalista e vem sendo elogiado pela sua velocidade e estabilidade.

Mas você sabe qual é o Sistema Operacional que ele usa? Diferente dos boatos que vem rolando dizendo que o Switch usa uma versão do Free BSD (imagem abaixo) – UNIX e não Android.

Apesar da semelhança os dois usam um kernel totalmente diferente. O Android usa uma versão customizada do Linux.

O UNIX por sua vez, é um dos sistemas operacionais antigos e mais estáveis que existem.

Para efeito de exemplo, hoje o Platlystation 4 também usa uma versão customizada do Free BSD, enquanto o Xbox One usa uma versão customizada do Windows 10.

 

Continue Lendo

Jogos

Vem aí: Cuphead

Publicado

em

Don't Deal with the Devil

Desde que foi anunciado, na E3 de 2014, eu venho acompanhando e ansioso pelo lançamento de Cuphead. Um jogo exclusivo do Xbox One nos consoles e de PC/Steam.

O visual do jogo é todo feito a mão e lembra muito as animações dos desenhos da década de 30. A Revista Time publicou até um preview de como o jogo está sendo desenhado: http://time.com/4123150/cuphead-preview/

O estilo do jogo é uma mistura de plataforma com jogos de tiro. Os próprios desenvolvedores citam os jogos abaixo como inspiração de jogabilidade, são eles  Gunstar Heroes, Contra III, Contra Hard Corps, Super Mario World, Street Fighter III, Mega Man, e a série Thunderforce.

faq_games_that_influenced_cuphead

Segundo os desenvolvedores, o jogo é baseado em batalhas com chefes (75% do jogo) e plataforma (25% do jogo), terá uma dificuldade elevada se comparado ao jogos atuais e tem lançamento previsto para ainda este ano.

Sua trilha sonora, toda produzida por Kris Maddigan, única e exclusivamente para o jogo, contará com cerca de duas horas e meia de puro Jazz!

Vejam abaixo um pouco do gameplay do jogo:

 

Continue Lendo

Facebook

Publicidade

Mais Lidas