Jogos

Como Construir um Console Retro Gastando Pouco – O Guia Definitivo.

Se você der uma olhada por ai na internet vai encontrar diversos tutoriais desse tipo. Mas muito deles confusos ou com poucas informações. Eu tentarei neste deixar este tutorial o mais objetivo, claro e completo possível.

Vou dividir o tutorial em tópicos e caso deseje ou já tenha conhecimento, pode pular para a próxima etapa.

Vamos deixar claro que somos totalmente contra a pirataria e que não disponibilizaremos nenhum link para download de jogos.

O CÉREBRO

Para construir um console retrô hoje, uma das opções mais fáceis e econômicas é usando um “Raspberry Pi”. Mas o que é um Raspberry?

Raspberry Pi, é um computador de tamanho diminuto, feito em uma única placa, criado para ser acessível (custa 35 dólares!) e facilitar o aprendizado de programação. Pode ser ligado plugando energia, monitor, teclado e um cartão SD com o sistema operacional.

No momento que eu escrevendo este tutorial, a versão mais avançada do Raspberry é a “3”, que possui mais memória, processador e conexão wifi e bluetooth, que a “2” não possuía. Existe também a versão “Zero”, que é menor ainda (mais infelizmente muito difícil encontrar pra vender) e custa a bagatela de 5 (sim, 5!) dólares!

Raspberry Pi Zero. Reparem no tamanho da placa em relação à um carregador e um cabo USB

Bom, vamos focar na versão 3, que é a de melhor custo-benefício e a que possibilitará rodar mais jogos.

Onde comprar?

Você tem a opção de importar ou comprar diretamente aqui no Brasil. Claro que importando sai MUITO mais barato mas precisa ter cartão internacional. Aqui no brasil você pode comprar parcelado, via boleto, depósito ou até em algumas poucas lojas físicas. Abaixo as opções que eu recomendo:

  • Element 14 [site recomendado pelo fabricante – Pagamento Por PayPal ou Cartão Internacional ]
  • RS Components [outro site recomendado pelo fabricante – não sei se entrega no Brasil]
  • Ebay [fazendo a busca e escolhendo o vendedor que melhor lhe convém que entrega aqui no Brasil]
  • Aliexpress [site chines que entrega no Brasil com frete grátis]

Atenção, não nos responsabilizamos por nenhuma compra efetuada. Você é o único e total responsável pela compra do Raspberry Pi. Os sites acima são apenas sugestões de sites que possuem o raspberry pi para compra. Em caso de compras no exterior, será cobrado IOF em seu cartão e poderão ser cobradas taxas alfandegárias / de importação.

 

…continua….

Comentários

Melhores da Semana

Subir